Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Prêmio Eidorfe Moreira
Início do conteúdo da página

Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional

Publicado: Terça, 05 de Março de 2019, 02h21 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2019, 19h27 | Acessos: 145

O I Simpósio Nacional de Geografia Regional homenageará os geógrafos que contribuiram com a produção do conhecimento no âmbito da Geografia Regional com o "Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional", que será entregue na Plenária Final do evento. Essa premiação diz respeito ao reconhecimento do trabalho de geógrafos, que apresentam uma sólida produção científica e destacada atuação acadêmica, profissional e social para a construção da Geografia Regional e do pensamento geográfico.

 

Sobre o professor Eidorfe Moreira:

Eidorfe Moreira (1912-1989), paraibano de origem, foi um destacado geógrafo, que viveu grande parte de sua vida na Amazônia, no estado do Pará, tendo feito desta Região o objeto de muitas de suas obras. O Prof. Eidorfe Moreira lecionou em colégios de Belém assim como na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Após sua morte,  foram editadas suas “Obras reunidas”, em oito volumes, trabalho que reúne grande parte da produção intelectual do autor (Guimarães, 2015). Além disso, destaca-se, também, em sua biografia, a vasta publicação em revistas e jornais paraenses, como, por exemplo, o jornal “A Província do Pará” e, ainda, especialmente, sua contribuição para os estudos regionais.

 

Referências:

GUIMARÃES, Maria Stella. Eidorfe Moreira: uma introdução. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, vol. 10,n. 3, 2015.

Fim do conteúdo da página