Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h21 | Última atualização em Domingo, 27 de Setembro de 2020, 00h17 | Acessos: 2104

A proposta do “II SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional: a redescoberta da região” é um convite à discussão sobre a problemática regional, evidenciando a centralidade do conceito de região na compreensão da produção do espaço na atualidade. São evidentes as diversas frentes abertas para pensar as dinâmicas sociais, culturais, políticas, econômicas e geoambientais a partir das perspectivas regionais, não somente na Geografia, mas em diversas áreas do conhecimento, consolidando um movimento do pensamento que coloca em primeiro plano a descontinuidade e a diferença.

O II SINGER acontecerá simultaneamente ao “Seminário Internacional O Espaço do Novíssimo Século XXI: a Amazônia no Centro do Mundo”, na busca de compreender as determinações das espacialidades diferenciais constituídas em tempos do novo coronavírus e, em especial, na Amazônia. Diante disso, o objetivo de ambos os eventos é problematizar a redescoberta da região, contextualizando-a no espaço do novíssimo século XXI, produto e condição da pandemia atual e mundial. As abordagens regionais constituem-se nas múltiplas concepções e experiências de espaço-tempo, especialmente aquelas concebidas, percebidas e vividas no mundo do novo coronavírus.

Ambos os eventos acontecem de 9 a 13 de novembro de 2020 com sede na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página